26 de jul. de 2010

ChavesFilmes #1: Persépolis



Semana passada começou o meu curso de Comunicação Visual e no primeiro dia de aula, quer dizer, no primeiro dia de aula que eu fui, a professora passou um filme de animação com o intuito de nos mostrar algo que, para nossa visão ocidental, fosse totalmente diferente da realidade, a animação chama-se Persépolis.


É uma animação francesa adaptada para o cinema da história em quadrinhos de mesmo nome da autora Marjane Satrapi.



A história baseia-se nas memórias de infância da autora no Irã, abalado pela revolução islâmica. Marjane assistiu à queda da ditadura do Xá e de seu regime brutal, a nova República Islâmica, a guerra contra o Iraque, até que seus pais decidiram mandá-la para a Áustria.

Marjane foi morar com uma amiga da família que logo a pôs para morar com freiras. Lá ela viveu suas próprias revoluções: adolescência, liberdade e o peso do amor. Depois de ficar à margem da sociedade, ela decide voltar pra casa, onde estudou artes e se casou. Mas o País que ele conheceu já não existe mais.



Persépolis provocou polêmica no Festival de Cannes em 2007. O filme foi acusado de ser "uma sabotagem da cultura iraniana". Isso não impediu que a obra ganhasse o Prêmio do Júri (Palma de Ouro).


Também foi escolhido pelo governo francês para representar o país na disputa ao Oscar de melhor filme estrangeiro e, apesar de não ter sido indicado na categoria, foi um dos três indicados ao prêmio de melhor filme de animação, mas acabou perdendo para Ratatouille.






Persépolis (França, 2007)

Diretor: Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud

Duração: 95 min

Site: Oficial na Sony Pictures

Nota: 10


Eu encontrei eles pra comprar (HQ/ DVD):

2 comentários:

Vamos, deixe um comentário criativo!