3 de set. de 2010

ChavesRock #2: RockBilly e Rock Progressivo

chavesrock2


No post de hoje, o Júlio nos contará um pouco sobre os gêneros RockBilly e progressivo. Dê play nas músicas abaixo e confira o texto!




Com o Rock tendo suas veias estabelecidas no Blues, Country e Folk, começa uma “branquelização” do movimento, sendo que, originalmente, o mesmo era predominantemente negro. Começou com Elvis Presley, que foi o criador do Rockabilly, junção de blues com country (hillbilly). O Rei do Rock foi o maior ícone da cultura popular no século XX, engajou verdadeiros hinos do rock n’ roll, como “Amazing Grace” e “Viva Las Vegas”. Ele é também o maior recordista mundial em vendas de discos de todos os tempos, com mais de 1 bilhão e meio de discos vendidos em todo mundo. Enfim, são muitas as marcas do Rei, dá uma pesquisada que você encontrará muita coisa.


O importante a ser destacado aqui foi a revolução que ele causou, a revolução Rock. Com um som e estilo que sintetizavam suas diversas influências, ameaçavam a sociedade conservadora e repressiva da época e desafiavam os preconceitos múltiplos daquelas pessoas.


A INVASÃO BRITÂNICA


Tendo Elvis Presley, um americano, como predominante no cenário do rock n’ roll naquela época, surge um quarteto vindo de Liverpool, Inglaterra, cujo nome era The Beatles. A revolução que eles causaram no cenário do rock foi tão grande que, hoje, graças a eles, quase não é mais lembrado que o rock, verdadeiramente, era um movimento negro. Os Beatles tornaram o rockabilly e o rock n’ roll um tanto quanto “bonzinhos”, tanto que eram considerados os “bons moços da Rainha”. O quarteto tomou conta do mundo e percebe-se, ao ouvir toda a sua discografia, que vão deixando marcas profundas no estilo musical, chacoalhando as fundações do Rock N’ Roll, tendo baladas, músicas mais agitadas e, principalmente, flertando com um estilo que estava ainda embrionário quando acabaram: o Rock Progressivo.



Curiosidade: Dizem que em 27 de Agosto de 1965, Elvis teria recebido os Beatles em sua casa, mas não há prova áudio/visual disso.


O ROCK “INTELECTUAL”




Dark Side of the Moon_dark_sideQuando os Beatles “deixaram o mundo”, o rock progressivo, estilo marcado por tempos truncados, acordes dissonantes, temas longos e complexos, estava começando a dar as caras ao mundo. Deu as caras (advinhem?) na Inglaterra, no fim dos anos 60. Suas principais influências são o jazz fusion e música clássica. Podemos citar como referências, bandas como Gentle Giant, Magma, Rick Wakeman, Emerson Lake & Palmer, Rush, Genesis (sim, aquela mesma do Phil Collins), Pink Floyd e Jethro Tull. O Rock Progressivo também se caracteriza pelo uso extensivo de sintetizadores, sendo que na época do seu surgimento, teclados como o Minimoog se tornaram bastante populares.


Posteriormente, o rock progressivo estendeu-se ao neoprogressivo (anos 80), com bandas como o Marillion, o Third Wave (anos 90), como o Flower Kings e Porcupine Tree, e, dos anos 90 até agora, o heavy metal progressivo, sendo que este estilo em particular é o que mais segura em pé a bandeira do estilo progressivo. As bandas que representam o “prog-metal” hoje são Dream Theater, Symphony X, Ayreon e Queensrÿche.



No próximo post você confere o gênero Heavy Metal, até lá!




Não deixe de conferir a Parte 1!


Um comentário:

  1. Pink Floyd sempre será um ícone, disso não tenho dúvida. Muitas pessoas não conhecem o Marillion, mas apesar disso esta maravilhosa banda ainda possui uma legião de fãs ávidos por cada música.

    Acho que vou curtir Marillion agora rsrrsrs

    ResponderExcluir

Vamos, deixe um comentário criativo!