15 de set. de 2010

ChavesRock #3: Punk

chavesrock_punk



No post de hoje, o Murilo falará  um pouco sobre o Movimento Punk ligado ao Rock. Aumenta o som e solta a música pra ler o texto seus anarquistas!




O fim dos anos 60 foram anos de puro descontentamento social, principalmente em relação aos jovens. A maioria das pessoas estava desempregada e o movimento contra a Guerra do Vietnã aumentava a revolta da população. Os adolescentes repetiam os feitos que viam em filmes como Laranja Mecânica nas ruas. Aliás, é dito por alguns que tal filme ditou moda na época e que provavelmente foi um dos mais fortes inspiradores para a nova vertente que surgiria no rock mundial, o punk. Ser punk era ser contra a cultura, do que era socialmente aceito. Isso não se resumia apenas à música, mas era um verdadeiro estilo de vida, conhecido pelo lema do faça você mesmo e a aparência agressiva.


O Punk no rock surge com Ramones e suas músicas simples, que podiam ser tocadas por pessoas que tinham formação musical mínima. A intenção era óbvia: instigar os jovens a também criarem suas bandas e aumentar ainda mais a influência do Punk. Não demoraria muito até que o movimento chegasse à Inglaterra.


Surgem os Sex Pistols, banda que usava  suásticas  e outros símbolos nazi-fascistas, símbolos comunistas e sadomosoquistas.  Era uma crítica acida e agressiva aos valores morais e políticos da época. Eles também produziam os próprios shows, gerando milhares de fãs e novos entusiastas do Movimento Punk. Criavam até suas roupas e acessórios, sempre com pregos e retalhos. Com o tempo, as características do Sex Pistols tornaram-se sinônimo do estilo punk. Apesar das mudanças ocorridas, elas ainda permanecem atuais. Hoje o punk está dividindo em vários sub-gêneros, mas já não se vê mais a mesma ousadia de tempos passados. A maior prova disso foi o emocore, versão mais chorosa do outrora raivoso punk.




Link: Punk


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos, deixe um comentário criativo!