8 de ago. de 2010

ChavesRock #1: Blues-Rock

blues


No último dia 13 de Julho foi comemorado o 25º Dia Mundial do Rock, desde esse dia eu pretendia fazer uma série sobre este gênero musical tão adorado por nós. Finalmente esta série vai sair, e pra isso eu convidei uma galerinha do mal pra me ajudar. São eles: Paulo Roberto (Em Paralello), Júlio César (@JulioMedusa) e Murilo Andrade (Humorragia).


Nessa série, nós vamos procurar contar um pouquinho da história do Rock, como ele surgiu, suas influências, seus principais subgêneros e seus astros.


Você que ouve Restart ou Select, nem sei se essa segunda existe, ou outras bandinhas desse tipo pare por aqui. Sério! Vá brincar de boneca.


Enfim, para subir ao palco com o pé direito, o Paulo irá nos falar um pouco sobre a Influência do Blues no Rock.




Eu recomendo que coloque a música logo abaixo pra tocar durante a leitura do texto, para assim, apreciar sem moderação. Sem mais, mãos à obra.








A Influência do Blues no Rock’n Roll



Dentre os diversos ritmos que influenciaram o surgimento do rock, está o Blues. Arrisco a dizer que ele não só serviu de influência, como também foi o marco inicial do Rock’n Roll.


O Blues tem como seu basilar a cultura afro-americana e como tal, era cantado por escravos libertos principalmente do sul do Estados Unidos, nos estados do Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia. Após o término da Guerra Civil quando o conceito de “blues” foi realmente reconhecido, sua essência ficou marcada pela forma tida pelos “ex-escravos” de descrever o estado de espírito de seu povo expressando suas tristezas, sofrimentos e angústias. A forma poética como eram formadas suas letras retratavam não só seu sofrimento como dito acima, mas aspectos populares como religião, amor, sexo e traição.


Musicalmente falando o blues se fundamenta em uma estrutura musical repetitiva com uma baixa freqüência com notas tocadas ou cantadas com fins extremamente expressivos, evitando notas de escala maior.


Nos anos 40 acompanhando uma intensa migração do Mississipi para Chicago, os músicos do Blues se depararam com uma gama de novas oportunidades, permitindo que os mesmos pudessem trilhar novos caminhos através de sua música. Foi nessa época que surgiram grandes nomes como Muddy Waters e Robert Johnson que influenciaram posteriormente grandes bandas como The Beatles e Rolling Stones.


Muddy_WatersO grande salto para a popularização do blues e o seu reconhecimento se deu nos anos 50 na Inglaterra com o show de Muddy Waters. Ali o blues tomou conhecimento internacional e passou a influenciar as novas vertentes musicais daquela época, dando origem ao Rock’n Roll. Bandas como Rolling Stones, Yarbirds (antiga banda do Eric Clapton) e mais posteriormente Led Zeppelin tiveram arraigados o blues elétrico de Chicago em suas músicas. A título de curiosidade o próprio Led Zeppelin em seu primeiro álbum gravou uma série de composições de Williw Dixon dizendo que as músicas eram de sua autoria, o que resultou em uma batalha judicial que obrigou a banda a identificar Dixon como autor original.


Retornando aos Estados Unidos The Doors, Jimi Hendrix e Bob Dylan desenvolveram seus estilos próprios fundamentados nas raízes do blues. Nessa época a guitarra distorcida e pesada promoveu uma mudança sonora ao Blues, o que levaria aos mais ávidos fãs do Blues questionarem essa nova forma musical, deste novo ritmo que surgia para revolucionar a história da música ocidental.


Instrumento que se tornou unanimidade absoluta, com B.B. King. O Rei do Blues, ele que influenciou praticamente todos os guitarristas que vieram posteriormente.


O Rock que conhecemos hoje não é só um ritmo musical, mas atitude, uma forma de expressar sentimentos, emoções e muitas das vezes uma forma de protesto, de desafiar “as verdades” que o homem ao longo da história tentou e tenta impor sobre as pessoas. Essa essência que se origina desde as plantações de algodão do delta Mississipi entoada pelo povo afro-americano, que fez surgir o blues e posteriormente o rock, sempre nos remeterá aquela sensação quando ouvimos um solo de guitarra: Liberdade!



3 comentários:

Vamos, deixe um comentário criativo!